Wednesday, July 13

Porque brincar faz bem

Entrei numa dessas grandes lojas de brinquedos onde mesmo barbado e sem a intenção de gastar um centavo você fica boquiaberto. Passando pela prateleira daqueles famosos blocos de montar lembrei que na fase da pré-escola fui presenteado com um kit completo. Pesquisando na net descobri que o meu era o Lego 1472 Vacation House

Encontrar imagens e o vídeo funcionou como uma espécie de “regressão” a essa primeira infância, como se eu tivesse rememorado uma fase inconsciente, sensação estranha e prazerosa. Não seria por menos, pois ao lado da minha já extinta coleção de Kinder Ovo esse brinquedo é um dos que me recordo com mais carinho.

Na rápida pesquisa que fiz descobri ainda que a empresa dinamarquesa manteve uma fábrica no Brasil até 1998, o que barateava e muito o custo para o consumidor final. É uma pena que o cenário 1472 esteja fora de linha e que o valor atual de qualquer conjunto dos bloquinhos de plástico esteja “muito classe média”.

Percebo que a meninada da minha época sabia realmente brincar – a propósito, a palavra “lego” vem do dinamarquês leg godt que significa "brincar bem” ­-, tínhamos uma relação meio que afetiva com nossos brinquedos, eu mesmo pirava nos meus e passava tardes inventando histórias no melhor estilo Toy Story.

No comments:

Post a Comment